quarta-feira, 30 de maio de 2007

***HISTÓRIAS DE VIDA***

Entrevista do (IHU) com Eliane Borges

Natural de Lages, Santa Catarina, Eliane Borges teve uma vida difícil desde a infância. A violência sempre fez parte de sua vida, primeiro com o padrasto e mais tarde com o marido. Foi superando esse obstáculo que ela veio para o Rio Grande do Sul. “Aqui achei muitas pessoas boas, que me ajudaram.” Com seus oito filhos, ela mora com o atual marido Egídio em São Leopoldo, onde trabalha como catadora e com a reciclagem.

Conheça um pouco mais de Eliane Borges acessando o site:

http://www.unisinos.br/ihuonline/index.php?option=com_tema_capa&Itemid=23&task=detalhe&id=427&id_edicao=247

sexta-feira, 25 de maio de 2007

***III Encontro Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes***

No dia 18 de maio, Ana Casarotti e Josiete Schneider (participantes do voluntariado) participaram do III Encontro Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorreu na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Estiveram presentes os representantes da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (Sacis), Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) e Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de São Leopoldo que debateram em torno da temática proposta. Entre os aspectos levantados neste encontro, gostaria de ressaltar alguns pontos relevantes:
  • Investir é previnir;
  • Precisamos saber quem são os exploradores, para assim tomar medidas;
  • Precisamos saber as razões, motivos, que levam o agressor a violentar e ao mesmo tempo os motivos que levam a maioria das vitimas a se calar;
  • 700 professores serão formados para identificar casos de violência e encaminhá-los;
Às 10h30min, o promotor de Justiça da Promotoria Criminal de São Leopoldo, Sérgio Luís Rodrigues, apresentou o painel “Combater a Impunidade é Garantir Proteção”. Gostaria de ressaltar os seguintes pontos:
  • Não basta punir! precisamos acompanhar!
  • Temos direito a dignidade! Como exigir este direito?
  • A vitima sofre dupla violencia: 1. Ao ser abusada/ 2. Ao passar pelos procedimentos (os medicos que atendem as pessoas abusadas necessitam urgentemente de uma formação diferenciada!)

"O futuro é como um banco em que nós depositamos os nossos cheques! Não é possivel que todos sejam sem fundos!" Sérgio Luís Rodrigues

***Alguns eventos que marcam a história do Voluntariado ***

2000
VISITA às famílias; Os moradores dos bairros Duque de Caxias e Tereza acolheram os voluntários em suas casas e compartilharam com eles suas esperanças e sofrimentos. 2001 PESQUISA: obter mais informações sobre os moradores dos bairros.
PARCERIA com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amadeo Rossi, situada no bairro Duque, propiciando ao Voluntariado um espaço considerável para elaborar projetos e atividades com local fixo e dias determinados .
FESTA DE NATAL: a partir de 2001, todos os anos, o voluntariado organiza uma confraternização com todos os seus integrantes. 2002 II Semana Unidos Pela Vida 2003 Parceria com o PEI (Projeto de Escolinhas Integradas) – Unisinos, e Empresa de Transportes Central. Trabalho em rede com as PROFESSORES DE MATEMÁTICA na disciplina de Prática de Ensino II. Participação na FEIRA DE CIÊNCIAS da escola. Participação nas reuniões de professores, apresentando o Projeto do Voluntariado e incentivando ao compromisso dos mesmos.
2004 Trabalho com os jovens do GRÊMIO DA ESCOLA; 2005 Passou-se de um trabalho de cada projeto a um TRABALHO EM EQUIPE.
Integraram-se mais pessoas do próprio bairro. Iniciam-se as AULAS DE INFORMÁTICA para 30 crianças e adolescentes.
Inicia-se o projeto ALÉM FRONTEIRAS.
Peço a colaboração de todos que puderem participar do resgate histórico do voluntariado! Se tiveres algo a acrescentar envie para o email voluntariado_sl@yahoo.com.br
Muito obrigada!

***Características do Voluntariado***

1. Movido pela solidariedade concretizada através da presença e da permanência no bairro e no relacionamento com as pessoas. Relação comprometida com a pessoa: centralidade na pessoa e em seu desenvolvimento integral;
2. Defende a vida buscando o crescimento da pessoa e se manifestando contra tudo aquilo que fere sua dignidade, bem como conhecer as causas da realidade social;
3. Crítico: busca a mudança de mentalidade tanto no voluntário como nos destinatários. É contra o individualismo, a indiferença e a passividade e promove a solidariedade nos diferentes âmbitos do voluntário e dos moradores do bairro, promovendo a conscientização e a busca dos direitos e a responsabilidade sobre os deveres;
4. Educativo: o processo de ensino-aprendizagem é permanente e desenvolve-se gradualmente, através de metas decididas e alcançadas coletivamente;
5. Participativo: não é uma ação “para” senão “com” as pessoas. Cria fraternidade;
6. Trabalha em redes de colaboração com outras instituições, profissionais e com os poderes públicos a fim de alcançar objetivos comuns;
7. Aberto à transcendência, de modo que os voluntários e destinatários compreendam e respeitem as diferentes manifestações das crenças individuais.

***PROJETOS***

[PARCEIRAS PELA VIDA]
"Parceiras pela Vida" é um grupo de mulheres que servem a comunidade através dos almoços que são oferecidos todos os sábados. Este é um espaço de crescimento pessoal e grupal.
[PROJETO ESPORTE]
Através do esporte (especialmente capoeira e futebol) se busca ter um espaço lúdico e educacional ( valores, trabalho em equipe, responsabilidade social)
[GRUPO DE ADOLESCENTES]
O "Grupo de Adolescentes" busca oferecer, as adolescentes do bairro, um espaço de convivência, diálogo, crescimento e valorização pessoal e grupal.
[GRUPO DE INFORMÁTICA]
Busca oportunizar o acesso de crianças e adolescentes do bairro ao computador.

[TENDA DA GURIZADA]
O Projeto Tenda da Gurizada acolhe crianças de 6 a 10 anos e visita suas famílias possibilitando a criação e fortalecimento de laços de confiança e amizade.

SITIO DO TIO EDSON! QuEm NãO LeMbRa?

Para comemorar o natal, o voluntariado organizou uma confraternização entre seus participantes no dia 17/12/06, no Sítio do Tio Edson.
Convido os participantes a deixarem o seu depoimento deste dia maravilhoso!!!!









"OLHA O RESULTADO!"

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Aniversário da Julinha




No dia 10/03/2007 Julinha completou
mais um aninho de vida!
Olha que linda a festa... regada de
muita alegria e folia!

Brasileiro...tchê!!!!

Olha o Ronaldinho Gaúcho!

Essa foto foi tirada na casa das irmãs!
A figurinha que pousou foi Mauricio!
Que lindo, né!!!!!!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

sábado, 12 de maio de 2007

Sentido do Voluntariado em Ação

O Voluntariado em Ação é uma proposta educativa, voltada para a comunidade dos bairros Duque de Caxias e Vila Tereza; os voluntátios são universitários e moradores da própria comunidade. Em parceria com a Escola Estadual Amadeo Rossi, oferece aulas de informática e de capoeira, projetos para crianças, adolescentes e jovens, como futebol e oficinas de culinária, de artesanato e expressão corporal. Junte-se a nós!!!

Festa do dia das mães

Hoje, 12 de maio, celebramos o dias das mães na escola Amadeo.
Participamos da festa organizada pela escola para toda a comunidade. O número de participantes foi muito grande .

Patrícia apresentou o projeto do voluntariado e pediu colaboração para os almoços.
Além disso, falou da escola aberta e da parceria que possuimos com a mesma

Patricia e Teresa: mostrando o cartaz usado na palestra para as familias.
Assunto: "Escola Amadeo Rossi apresenta: união do Voluntariado em ação com a Escola Aberta

Ambas participam do preparo dos almoços, que atende de 110 a 120 crianças.

Carolina coordenada oficina de cidadania para as mães

Nove mães conheceram as diferentes oportunidades que a prefeitura, as escolas e outras instituições
oferecem à população, através de um jogo e de muita risada.






terça-feira, 8 de maio de 2007


Hoje o blog foi criado num empreendimento. Está pronto, agora é só alimentar.

Deixa teus comentários!!!