quinta-feira, 21 de junho de 2007

***SOLIDARIEDADE***

***Principio da solidariedade da doutrina social da Igreja***
Significado
“Em virtude...(da solidariedade)... o homem deve contribuir, com seus semelhantes, para o bem comum da sociedade, em todos os seus níveis (...)”. (LC 73,3)
A solidariedade, segundo o ESI é a determinação firme de se empenhar pelo bem comum.
O princípio de solidariedade é o principio segundo a qual cada um cresce em valor e dignidade na medida em quue investe suas capacidades e seu dinamismo na produção do outro.

Alcance
Todos nós possuímos uma vida social e necessitamos da mesma.
A ordem social e os eu progresso devem ordenar-se incessantemente ao bem das pessoas, pois a organização das coisas (social real) deve subordinar-se à ordem das pessoas (social pessoal) e não o contrário.
A realização da solidariedade acontece em três níveis:
1. Iniciativas e práticas solidárias (necessidades imediatas)
2. Reivindicação de políticas públicas (assistência médica, educação...)
3. participação política (luta por sociedade melhor)


Exigências práticas da solidariedade

1. Criar a consciência da partilha :
Reconhecer uns aos outros como pessoas; Respeito!;
2. Promover a solidariedade entre os pobres:
Ajudar o outro; Os pobres ajudando-se entre si;
3. Solidariedade como condição da paz e desenvolvimento:
Sem justiça social a paz fica cada vez mais distante. A solidariedade é uma maneira de viver a Justiça social. (promoção humana de todos e cada um)
“(...) a solidariedade que nós propomos é o caminho para a paz e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento...”

quarta-feira, 13 de junho de 2007

***Homem e Tempo***

Neste dia chuvoso, mas ao mesmo tempo lindo, recebi um desafio da Cris! Ela me entregou o livro Antropologia: Ousar para reinventar a Humanidade e me disse: leia! Você vai gostar! E realmente... eu gosto! peço permissão para colocar neste Blog algumas "provocações" Desejo que comentem as frases! O que você pensa sobre isso? Vamos às provocações: 1. " O ser humano sente-se acossado pelos acontecimentos e atropelado pelas inovações tecnológicas"(p. 13) 2. "Contudo, mtransferir ao tempo o que é produzido pela humanidade é alienação. E adiar para o futuro o que se deveria fazer hoje no presente é fuga."(p.15) 3."(...) e grande parte da humanidade continua 'engolida' pelas crateras do sofrimento, da miséria e do desespero."(p.15) ARDUINI, Juvenal. Antropologia: Ousar para Reinventar a Humanidade. São Paulo: Paulus, 2002.

Re: Novos voluntarios

No dia 16 o encontro dos novos voluntarios será às 10:00!!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

***Entrevista com Eliane Borges***

No sábado 2 de junho participei de um encontro de mulheres do bairro Tereza (SL), na qual estava presente Eliane Borges, cuja história de vida foi narrada no Perfil Popular no último número da Revista IHU. Eliane quis ler o artigo no grupo e o mesmo provocou um bem enorme nessas mulheres que se sentiram identificadas com a história de Eliane e se sentiram motivadas a partilhar suas próprias experiências, marcadas também pela dor e pela luta pela vida.

"""VOLUNTARIOS NOVOS"""


No dia 16 de junho (sábado) às 10:oo hs e no dia 20 de junho( quarta) às 19:00hs , se realizará o encontro para voluntarios novos.
Local: Comunidade - Av. Aloysio Shenen 48 esquina Av. Unisinos.
Necessitamos de voluntarios para apóio escolar, para crianças de 0 a 6 anos, para informática, para esporte, etc.
Um grande abraço.
Inês e Ana